domingo, 16 de agosto de 2009

Encontro com Dali em dois tempos

Ensaio às 14 e encontro às 19 horas.

6 comentários:

  1. Gostei do encontro.
    São dois momentos que caminham juntos: O Surrealismo e a Dança.
    A proposta do Movimento Surrealista é trabalhar com a construção de uma realidade que é absoluta, ou seja, uma realidade que existe em cada um de nós. Uma realidade não apenas manifestada pelo inconsciente, mas manifestada pelos nossos sentimentos e emoções, sendo elas individualmente ou não. Assim, acredito eu, ocorre com a dança. É preciso deixar esta realidade _interior_ se manifestar livremente, deixar acontecer, deixar se envolver ...deixar surgir os movimentos para que o erotismo, também presente nas obras de Dali, surja com mais sensualidade, intensidade e emoção. É como se fosse um desenho. Não tem apenas o movimento dos traços , mas o caminho que queremos chegar com o movimento destes traços, sejam eles longos ou curtos, fortes ou fracos..... o que importa realmente é sentir a emoção de traçar estas linhas, de desenhar este caminho, esta _estrada real_ do nosso ser. Dançar, para mim, é como uma linguagem poética....uma linguagem corporal que surge a partir da união de palavras significativas para cada indívíduo.
    Na minha opinião, dança não se pensa .......se sente.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=7e3QEIWQsMY

    ResponderExcluir
  3. Alguém conhece ou sabe onde posso conseguir este vídeo!? Adorei!. Acho que tem tudo a ver com o que estamos trabalhando e desenvolvendo no projeto na questão dos movimentos.
    Eu pelo menos acho.

    "Blush é a 15ª criação de Wim Vandekeybus, nome fundamental da dança contemporânea mundial. Em palco juntam-se dez intérpretes, incluindo o próprio coreógrafo belga. David Eugene Edwards, cantor e autor das canções de "16 Horsepower" e do recente projecto a solo "Woven Hand", escreveu a música. O escritor Peter Verhelst seguiu o processo de criação e trabalhou o texto. Mais uma vez, o coreógrafo assina um vídeo que se mescla em toda a performance, numa verdadeira fusão entre o movimento e a imagem. Vandekeybus parece empurrar os bailarinos e a tecnologia para além dos seus limites, numa osmose total da acção intensamente física, fervilhando de energia, perigo, emoção e sensualidade."


    http://www.youtube.com/watch?v=CywPfvq4Y1c&feature=related

    (Blush Trailer)


    http://www.youtube.com/watch?v=pPivYodhr-s&NR=1

    (Blush)

    ResponderExcluir
  4. Jussara disse: Legal Lauriza...adentrando aos campos das técnicas,estéticas e poéticas. Vandekeybus é um dos artistas da dança mais interessantes deste século. Sua contribuição é inegável. Com ele, as técnicas coreográficas passaram a usar as tecnologias digitais, repensando seu caráter como acessório, para incorporá-las o discurso. Também investe na gestão artística compartilhada. Enfim, é um assunto farto! Eu havia guardado uma surpresas para o dia de hoje, não fosse a tal "dedetização", aproveitando a passagem da Rita Bilibio, bailarina fundadora da Muovere por aqui. Ela mora na Alemanha fazem 8 anos, dança com a Sasha Waltz e já fez trabalho com Vandekeybus. Ela daria uma aula e falaria sobre suas experiências trabalhando com grandes coreógrafos.Enfim, fica para outra vez, já que amanhã ela estará voltando para lá. bjus...Dê-lhe lauriza...sempre trazendo contribuições muito legais!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse momento. Tenho certeza que contribuiu para o nosso entendimento do projeto como o todo que é. A conversa após a palestra também foi proveitosa para todos como indivíduos desse movimento. É uma pena que algumas pessoas não puderam estar compartilhando desse conhecimento.
    Kisses, love, Cris.

    ResponderExcluir
  6. Realmente foi muito bom, para sentir mais.. para mergulhar mais dentro do projeto e de nós mesmos...sensualidade intensidade emoção creio eu é o que todos estamos sentindo.
    Amo vocês. Cássia

    ResponderExcluir